O legal de Olimpíada é que não só os amantes da natação estarão vidrados na TV assistindo às provas. Qualquer amante do esporte, ou ainda quem gosta de torcer pelos brasileiros, irá acompanhar as competições na piscina e no mar, no caso da Maratona Aquática.

Sendo assim, resolvemos criar uma Cartilha bem básica de como torcer para natação, para quem assistir à competição lá do Aquatic Stadium e para quem vai ver da TV.

Antes de mais nada, seguem algumas regras de como o sistema da natação nas Olimpíadas funciona:

1 – São oito dias de competição.
2 – As medalhas são disputadas nas finais, que acontecem à noite, a partir das 22h.
3 – Cada final possui 8 concorrentes, separados por raia, sendo que o concorrente que estabeleceu o tempo mais forte nada na raia 4, no centro da piscina.
4 – Provas de 400, 800 e 1500 metros e os revezamentos tem eliminatórias no início da tarde e final na noite do mesmo dia.
5 – Provas de 50, 100 e 200 metros tem eliminatórias no início da tarde, semifinal (com os 16 melhores tempos) na noite do mesmo dia e final na noite do dia seguinte.
6 – Há diversos nadadores que nadam mais de uma prova e podem, inclusive, podem competir mais de uma final em um mesmo dia.
7 – As provas são (no feminino e masculino):

– 50 livre
– 100 livre
– 200 livre
– 400 livre
– 800 livre (só feminino)
– 1500 livre (só masculino)
– 100 borboleta
– 200 borboleta
– 100 costas
– 200 costas
– 100 peito
– 200 peito
– 200 medley
– 400 medley
– 4×100 livre
– 4×200 livre
– 4×100 medley

torcida-como-torcer3Quem tem ingresso.

As exigências são um pouco mais extensas, porém ainda assim simples.

1 – Bater palmas para todos os nadadores apresentados.
2 – Após as apresentações, o juiz apita e os nadadores sobem no bloco, nesse momento é crucial FAZER SILÊNCIO, não gritar, não assoviar, não falar. Após o “Take your marks” e a buzina de saída, faça o barulho que quiser! Quanto mais barulho, melhor! Ainda mais se tiver brasileiros na série ?
3 – Em nados como peito e borboleta, grite ou assovie no momento que o nadador que você está torcendo respirar.
4 – No nado crawl, fique com os braços levantados e faça movimento para o sentido que o nadador está indo, para incentiva-lo.
5 – No intervalo das provas, façam a Ôla, como todo bom conhecedor de estádio.
6 – Nas série fracas das eliminatórias, onde geralmente nadadores de países de pouca tradição competem, incentive-os também. Batam palma ao finalizarem a prova. É lindo ver o esporte tão globalizado.


torcida-tv-como-toecerQuem vai ver da TV

1 – Grite a hora que quiser
2 – Faça uma pipoca
3 – Não mude de canal em caso de comercial
4 – Não deixe de assistir aos pódios, são sempre muito emocionantes, ainda mais se tiver brasileiro… ainda mais se tiver hino brasileiro ?

 


Para qualquer torcedor:

1 – Todos os brasileiros estarão na competição dando o seu máximo.
2 – O Brasil não é uma potência mundial da natação e usar o Pan-Americano ou Mundial de curta como parâmetro é um erro e uma ilusão imposta pela mídia.
3 – Qualquer brasileiro que chegar a uma final conquistará um feito incrível.
4 – Alguns sairão muito satisfeitos se conquistarem uma semifinal também!
5 – Qualquer medalha de qualquer cor é o sonho de qualquer atleta (e não só do brasileiro)
6 – Todos os atletas estarão dando seu máximo. Não faz sentido algum jogarmos nossas frustações (ou até mesmo alegrias) em cima deles. Eles estão representando nosso país porque mereceram e conquistaram essa posição. Ninguém quer mais um bom resultado do que os próprios atletas, que se dedicaram e treinaram muito por meses e anos.

Selo Conteúdo Original